Economia Governo procura alternativa à Europa

Governo procura alternativa à Europa

Governo procura alternativa à Europa
Moçambique procura financiamento externo nas economias emergentes e em instituições financeiras multilaterais como alternativa à provável redução dos doadores europeus face à crise na Europa.

Os Países Baixos decidiram suspender a sua ajuda financeira referente ao ano de 2013.

O Governo afirmou publicamente que alguns países parceiros e doadores internacionais estão a retrair-se porque também atravessam momentos difíceis, enquanto outros reduziram inicialmente os financiamentos, depois introduziram algumas cláusulas quanto à utilização e desembolso desses fundos.
O ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuerneia, falando terça-feira em Maputo, num `briefing´ com a Imprensa, afirmou que o maior contribuinte da economia moçambicana é a União Europeia.

`A estratégia de Moçambique para fazer face a essa crise é incentivar a produção nacional e procurar financiamento para a economia noutros quadrantes do mundo, principalmente nos países de economias emergentes, e trabalhar com instituições multilaterais de financiamento. Importa referir que, apesar da crise na Europa, Moçambique continua a crescer´, afirmou…