Os pais de Ashik Gavai, um indiano de 17 anos, procuraram ajuda médica por causa de um inchaço no lado direito da cara do filho, tendo este sido encaminhado para um hospital em Bombaim (atual Mumbai). “Temíamos que fosse um cancro, e por isso trouxemo-lo para o hospital” disse Suresh Gavai, o pai do rapaz ao Mumbai Mirror. No hospital, os médicos acabaram por concluir que Ashik padecia de uma condição rara conhecida por odontoma complexo.
A chefe da odontologia da hospital Sunanda Dhivare-Palwankar, disse que a sua equipa médica pensou que seria necessária uma cirurgia simples, mas logo que abriu a boca do adolescente, descobriu vários dentes “tipo-pérola” no interior do osso da sua mandíbula. “Realizámos a cirurgia, que demorou quase 7 horas, na segunda-feira”, confirmou Sunanda, reiterando que a sua equipa removeu ao todo 232 dentes da boca do rapaz.
Segundo Dhivare-Palwankar, até então o número recorde de dentes removido numa operação deste tipo era de 37 dentes. “Estamos perante um recorde mundial” disse a chefe da odontologia. “Nunca tinha visto um caso semelhante na minha carreira de 30 anos”, acrescentou.