Um homem de 56 anos é acusado de ter abusado sexualmente da própria filha desde a infância, na Unidade Comunal de Nicutha, no bairro de Napipine, na cidade de Nampula.
Segundo informações apuradas pelo Jornal Rigor, os abusos terão iniciado em 2019, quando a vítima tinha apenas 13 anos.
O caso veio a público na última quarta-feira, 20 de Maio, após a jovem decidir quebrar o silêncio. Ela revelou os abusos a uma prima, afirmando que o pai a tratava como esposa e que, na noite de 19 de Maio, recorreu à força para a violar, após a jovem tentar recusar o ato.
Após tomar conhecimento da situação, a prima procurou apoio junto das lideranças comunitárias, que imediatamente denunciaram o caso a uma das subunidades da 8.ª Esquadra da Polícia. A queixa já está registada.
Catarina, amiga da jovem, contou ao Jornal Rigor que a vítima já havia confidenciado os abusos, mas pediu segredo por medo do agressor e vergonha da vizinhança. “Ela contou-me há muito tempo que o pai dormia com ela, mas pediu para eu não falar a ninguém. Fiquei com medo e nunca mais falei do assunto,” recordou.
O caso chocou a comunidade de Nicutha, onde alguns moradores afirmaram que já desconfiavam do comportamento do suspeito, especialmente pelo fato de viver sozinho com a filha e limitar o convívio dela com outras crianças. Embora tenham apoiado a denúncia, vários residentes admitiram que nunca tinham comunicado o caso às autoridades por não saberem que crimes desta natureza podem ser denunciados de forma anónima.
A comunidade aguarda agora que o suspeito seja responsabilizado criminalmente. Jorge Manuel, secretário do quarteirão 12, defendeu o cumprimento rigoroso da lei, afirmando: “Queremos que esta informação sirva também de alerta para outros pais que estejam a cometer este tipo de crime.”













