As províncias de Nampula e Zambézia receberam um reforço significativo na disponibilização de água potável e serviços básicos de saneamento, beneficiando um total de 195.305 pessoas.
Esta iniciativa resulta do Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, promovido pela Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS).
No âmbito deste projecto, foram concluídas a construção de 296 fontes de abastecimento de água, com a Zambézia a contar com 135 fontes que asseguram o acesso a 61.408 pessoas, enquanto Nampula beneficia com 161 fontes, abrangendo 133.901 cidadãos. As novas infra-estruturas estão equipadas com bombas manuais, permitindo um acesso facilitado à água.
Em Nampula, as fontes de água foram instaladas em diversos distritos, incluindo Lalaua, Mossuril, Malema, Angoche, Mogovolas, Moma, Mecuburi, Eráti, Muecate, Rapale e Murupula. Na Zambézia, os distritos que beneficiam desta melhoria incluem Inhassunge, Luabo, Derre, Namarrói, Mulevala, Ile e Mocubela.
Este investimento representa um passo importante na melhoria das condições de vida nas áreas rurais, promovendo a saúde e bem-estar das populações.














