O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um aviso meteorológico alertando para a previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas, em várias províncias do Norte e Centro de Moçambique.
As províncias abrangidas pelo aviso incluem Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, com maior incidência em diversos distritos e nas respectivas capitais provinciais.
Na província da Zambézia, as chuvas intensas deverão afectar principalmente os distritos de Inhassunge, Nicoadala, Namacurra, Maganja da Costa, Mocubela, Mocuba, Pebane, Mulevala, Gilé, Alto Molócuè, bem como a cidade de Quelimane.
Em Nampula, o fenómeno meteorológico é esperado nos distritos de Moma, Larde, Angoche, Mogovolas, Liúpo, Mogincual, Meconta, Mossuril, Monapo, Nacala, Nacarôa, Memba, Eráti, Murrupula, Rapale, Muecate, Mecubúri e na cidade de Nampula.
Cabo Delgado verá chuvas significativas nos distritos de Mecúfi, Chiúre, Namuno, Balama, Montepuez, Metuge, Ancuabe, Quissanga, Ibo, Meluco, Macomia, Muidumbe, Mocímboa da Praia, Mueda, Nangade, Palma e na cidade de Pemba.
Na província do Niassa, os distritos em risco incluem Mecanhélas, Cuamba, Metarica, Mandimba, Nipepe, Maúa, Marrupa, Ngauma, Majune, Chimbonila, Muembe, Sanga, Lago, Mavago, Mecula e a cidade de Lichinga.
O INAM prevê precipitações entre 30 e 50 milímetros em 24 horas, podendo, em alguns locais, ultrapassar os 50 milímetros, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas locais. A instituição também menciona a continuação de chuvas fracas a moderadas nas províncias de Manica e Sofala.
Face a esta situação, o INAM recomenda à população a adopção de medidas de precaução e segurança. A próxima actualização do aviso meteorológico está prevista para esta terça-feira, 27 de Janeiro, às 10 horas.















