O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) anunciou a detenção de dois indivíduos suspeitos de envolvimento em crimes graves, incluindo homicídio agravado e desvio de fundos, na cidade de Nampula.
De acordo com Saulete Mocimboa, porta-voz do SERNIC, o crime de homicídio ocorreu no dia 12 de Janeiro de 2025, no distrito de Angoche, durante rituais de iniciação. Neste incidente, três menores também foram agredidos e necessitaram de cuidados hospitalares. O principal suspeito, que se encontrava foragido desde a data do crime, foi localizado e detido no distrito de Mandimba, na província de Niassa.
O segundo indivíduo detido é acusado de desviar mais de 190 mil meticais. Este suspeito havia sido contratado por um empresário local para prestar serviços de guia, mas na primeira viagem apropriou-se indevidamente de 15 mil 400 meticais. Apesar do incidente, foi novamente contratado para tratar de processos oficiais, recebendo um total de 423 mil 500 meticais. No entanto, apenas 231 mil meticais foram depositados, com o restante do valor a desaparecer.
Após o desaparecimento dos fundos e a tentativa de contacto sem sucesso, o empresário decidiu apresentar queixa. O SERNIC, em resposta, executou diligências que culminaram na detenção do suspeito, também no distrito de Mandimba, em Niassa.















