O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) anunciou a desarticulação de um esquema de tráfico de drogas com conexões internacionais, durante uma operação realizada numa residência em Quelimane, na província da Zambézia. Este local era utilizado como ponto de armazenamento e distribuição de anfetaminas.
A acção ocorreu numa habitação situada numa zona tranquila do bairro de Chuabo Dembe. Durante a operação, foi detido um cidadão tanzaniano, enquanto um outro indivíduo, de nacionalidade moçambicana, conseguiu evadir-se do local.
O detido afirmou que havia sido convidado por um amigo a deslocar-se a Moçambique em busca de melhores condições de vida, alegando desconhecer o verdadeiro propósito da sua visita.
Segundo as autoridades, a droga, que tinha origem fora do país, era temporariamente armazenada na residência antes de ser transportada por terra ou mar para outros destinos. A viatura apreendida, que estava adaptada para o transporte de substâncias ilícitas, continha um compartimento secreto onde foram encontrados meio quilo de anfetamina, evidenciando a engenhosidade utilizada na ocultação da droga.
Maximino Amílcar, porta-voz do SERNIC, revelou que, somente este ano, foram desmantelados cinco casos de tráfico de drogas, resultando na detenção de oito indivíduos envolvidos nestes crimes.
Durante a operação, foram igualmente apreendidos diversos materiais utilizados para o tráfico e transporte de drogas, incluindo coletes salva-vidas, dispositivos GPS e sacos utilizados para ocultar os produtos.














