A Polícia da República de Moçambique (PRM) apresentou, na manhã de hoje, um suspeito de roubo conhecido pelo nome de “Namunene”, que se dedicava ao furto de lanches de crianças nas escolas básicas de Mutotope, Serra da Mesa e 22 de Agosto, na cidade de Nampula.
Durante a conferência de imprensa, a porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, revelou que o indivíduo não se limitava apenas aos assaltos a alunos, mas também molestava transeuntes nas vias públicas.
Rosa Nilza Chaúque fez um apelo aos pais e encarregados de educação, enfatizando a importância da vigilância e da conscientização das crianças quanto ao perigo de interagir com pessoas estranhas nas ruas.
O suspeito confessou os assaltos, afirmando: “Sim, eu assalto alunos nas escolas e nas estradas, mas muitas das vezes são crianças, porque é fácil enganar e levar os bens, diferente de pessoas adultas. Não estou a começar a fazer esse tipo de trabalho agora, é assim que consigo me sustentar, uma vez que não tenho trabalho e a minha família não me quer mais. Foram muitas crianças que não consigo contar quantas roubei, mas arrependo-me por cometer este crime. Juro que não voltarei a fazer isso se me perdoarem com a polícia.”
A detenção de “Namunene” levanta preocupações sobre a segurança das crianças nas escolas e nas comunidades, destacando a necessidade de um olhar atento por parte dos responsáveis pelas crianças.