Destaque Alunos vandalizam escola em Nampula devido a cobranças excessivas de taxas de...

Alunos vandalizam escola em Nampula devido a cobranças excessivas de taxas de provas

A Escola Secundária de Cossore, em Nampula, foi palco de vandalismo por parte de alunos que protestaram contra o que consideram serem contribuições financeiras excessivas impostas pela direcção do estabelecimento de ensino.

Segundo informações veiculadas pela TV Miramar, os estudantes afirmam que as suas reclamações sobre as taxas cobradas têm sido apresentadas ao longo dos anos, sem que a administração escolar tenha dado uma resposta satisfatória.

A situação tornou-se mais tensa com a introdução de uma taxa de 70 meticais para a realização das provas provinciais, que estão agendadas para a próxima segunda-feira.

Os alunos também contestam a prática de os professores escreverem os testes no quadro, mesmo após a cobrança da taxa, obrigando os estudantes a adquirirem folhas A4 e de exercício com os seus próprios recursos. Esta situação suscita dúvidas sobre a gestão dos valores cobrados.

Em resposta ao protesto, a Polícia da República de Moçambique (PRM foi mobilizada para o local e utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os alunos.

Recomendado para si:  Vilanculo acolhe lançamento de fundo para impulsionar negócios de jovens e mulheres