Sociedade Ex-membro de grupo terrorista entrega-se às autoridades em Mocímboa da Praia

Ex-membro de grupo terrorista entrega-se às autoridades em Mocímboa da Praia

Sérgio Cipriano, Administrador do distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, anunciou que um homem, ex-membro de um grupo terrorista islâmico, apresentou-se às autoridades locais, afirmando não ter intenção de regressar ao mato para perpetrar mais actos de violência contra a população.

Em conferência de imprensa, Cipriano revelou que o indivíduo, acompanhado pela sua esposa, afirmava ter ingressado no grupo em 2020 na cidade de Mocímboa da Praia.

“O homem foi bem recebido e encontra-se sob custódia das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS), que receberam instruções para estabelecer uma boa relação com ele, enquanto se prepara a sua reintegração social”, afirmou o administrador.

Cipriano acrescentou que o casal, com a esposa grávida de seis semanas, apresentava problemas de saúde e foi posteriormente encaminhado para uma unidade de saúde local, onde receberam os cuidados necessários.

“O casal entregou uma arma AK-47, quatro carregadores de munições, uma granada e uniformes militares que estavam na sua posse. O número irá ser reintegrado na sociedade e poderá retomar as actividades de pesca que realizavam antes de se juntarem ao grupo terrorista”, disse Cipriano.

Recomendado para si:  PGR acusa Venancio Mondlane de incitamento ao terrorismo e outros crimes

O administrador também informou que, recentemente, trezentos terroristas, incluindo adultos, jovens e crianças, se entregaram às autoridades em Mocímboa da Praia. Não foi especificado o período em que estas entregas ocorreram.