Destaque Confrontos em Gaza durante detenção de “mazione” resultam em um morto e...

Confrontos em Gaza durante detenção de “mazione” resultam em um morto e dois feridos

Um cidadão zimbabweano, conhecido como “mazione”, foi detido no Comando Distrital de Guijá, na província de Gaza, sob suspeita de promover desordem e extorsão. 

Este indivíduo, que tem ganhado notoriedade nas redes sociais por realizar práticas de exorcismo contra alegados bruxos e feiticeiros, encontrava-se na localidade de Chinhacanine, no posto administrativo de Mubangoene, no momento da sua detenção.

A operação policial, que incluiu escaramuças e disparos, culminou na morte de um homem que deu entrada numa unidade sanitária próxima, enquanto outros dois cidadãos ficaram gravemente feridos. Conforme revelou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Júlio Nhamússua, “mazione” preparava-se para conduzir mais uma sessão de exorcismo quando foi surpreendido pelas autoridades.

A detenção suscitou uma forte reacção da população local, que se mobilizou em protesto. Muitos cidadãos dirigiram-se ao comando distrital exigindo a libertação do detido, enquanto outros ergueram barricadas na Estrada Nacional Número 202 (EN 202), bloqueando o trânsito de pessoas e veículos.

A polícia relatou que um grupo tentou vandalizar e incendiar o Posto de Fiscalização de Chinhacanine, mas a acção foi rapidamente contida pelos agentes. Diante do aumento da tensão, a polícia foi forçada a disparar para dispersar os manifestantes e proteger os bens públicos. Infelizmente, durante esta ação, três cidadãos foram atingidos por balas, numa altura em que se aguardava o reforço da Unidade de Intervenção Rápida (UIR).

Recomendado para si:  Israel avalia resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo em Gaza