A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, anunciou em Dubai, a concessão de cem bolsas de estudo destinadas a profissionais de saúde do país.
O anúncio foi feito após um encontro com a presidente da Fundação Merck, Rasha Kelej, no qual se discutiu a importância do apoio à saúde e educação em Moçambique.
As bolsas de estudo serão distribuídas de forma equitativa, com dez vagas para cada província, abrangendo diversas áreas do sector de saúde. “Hoje, conseguimos o patrocínio de cem bolsas de estudos para médicos e enfermeiros do nosso país”, afirmou Gueta Chapo.
Durante a conversa, a Primeira-Dama sublinhou a necessidade de mais apoios para o sector da saúde, revelando que pretende realizar mais reuniões com empresários e outras individualidades dispostas a contribuir para a área social. Adicionalmente, a Fundação Merck disponibilizará outras 40 bolsas de estudo focadas no apoio a raparigas carenciadas em Moçambique.
Gueta Chapo participa, pela primeira vez, da VII Cimeira da Iniciativa das Primeiras-Damas, promovida pela Fundação Merck, que visa fomentar o diálogo e a partilha de experiências em temas críticos para a saúde pública e desenvolvimento social.