Sociedade Tete: Cólera mata seis pessoas em Changara

Tete: Cólera mata seis pessoas em Changara

As autoridades de saúde do distrito de Changara, na província de Tete, confirmaram a morte de seis pessoas em decorrência de um surto de cólera que se espalhou pela região desde a semana passada.

De acordo com informações divulgadas pela Rádio Moçambique, quatro dos óbitos ocorreram nas comunidades locais, enquanto dois foram registados na unidade sanitária, resultado da chegada tardia dos pacientes ao centro de saúde. Até ao momento, 58 casos da doença foram confirmados, com a maioria das infecções a ser reportada no povoado de Campimbe.

Hélder Dombole, chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Saúde em Tete, confirmou a eclosão do surto e destacou as medidas que estão a ser implementadas para controlar a situação. “O grande problema que nós temos em Campimbe, que é o povoado onde registamos mais casos, não é a disponibilidade de água, pois constatamos que existe um sistema convencional de abastecimento de água. No entanto, as condições climáticas e a perda das latrinas pela população levaram a práticas de fecalismo a céu aberto, o que favorece a transmissão da doença entre as comunidades”, explicou Dombole.

Recomendado para si:  Vandalização de postos de transformação de energia em Gaza atinge números alarmantes

Para mitigar a propagação do surto, foram activadas várias medidas de controlo. Um Centro de Tratamento para a Cólera foi imediatamente aberto no Centro de Saúde de Temangau, com uma capacidade de seis camas. Técnicos de saúde foram destacados para o local, e foram enviados insumos, tendas, medicamentos e equipamento de protecção individual para garantir um atendimento digno e seguro aos pacientes.