Sociedade SERNIC apreende fármacos em Zambézia e detém técnico de farmácia

SERNIC apreende fármacos em Zambézia e detém técnico de farmácia

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) realizou uma operação que culminou na apreensão de uma significativa quantidade de fármacos na cidade de Quelimane, na província da Zambézia.

Um técnico de farmácia, de 45 anos, foi detido sob suspeita de desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde, num valor superior a 700 mil meticais.

O suspeito, que possui mais de 20 anos de experiência na área da saúde, exercia funções na unidade sanitária de Manhaua, onde alegadamente substituía os medicamentos por quantidades reduzidas. Durante a busca realizada na sua residência, as autoridades encontraram uma vasta gama de produtos farmacêuticos, incluindo antibióticos, xaropes, amoxicilina, benzatinas penicilinas e tetraciclinas, entre outros.

Em declarações à imprensa, o indiciado confessou o desvio dos medicamentos, justificando que o fazia em pequenas quantidades para benefício próprio e de sua família. Contudo, negou categoricamente qualquer envolvimento na venda de fármacos no mercado paralelo.

Maximino Amílcar, chefe do Departamento de Comunicação e Imagem do SERNIC na Zambézia, elucidou que a detenção do técnico de farmácia ocorreu durante uma investigação de rotina relacionada a um potencial traficante de drogas. Durante a abordagem, foram encontrados diversos medicamentos na posse do suspeito, e este acabou por revelar que a sua fonte de fornecimento era outro técnico de farmácia do Centro de Saúde de Manhua.

Recomendado para si:  Moçambique regista 17 mil mortes anuais por cancros de mama e colo do útero