Sociedade Malária causa 16 mortes na província de Tete

Malária causa 16 mortes na província de Tete

Na província de Tete, a malária tem-se revelado uma preocupação crescente, com cerca de quatrocentas pessoas diagnosticadas com a doença e dezasseis mortes registadas este ano. 

Este número representa um aumento de cinquenta por cento em relação ao período homólogo do ano passado, que contabilizou a morte de cinco indivíduos devido à mesma doença.

As unidades sanitárias da província continuam a lutar contra o impacto da malária, que permanece como uma das principais causas de internamento e mortalidade.

Segundo as autoridades de saúde, até ao dia 11 de Maio, os casos e as hospitalizações têm aumentado, uma tendência alarmante em comparação com o ano anterior. A falta de redes mosquiteiras e a demora na procura de assistência médica foram identificadas como factores que contribuem para o agravamento da situação.

Hélder Dombole, chefe do Departamento de Saúde Pública, revelou que a cidade de Tete é a que mais registos de óbitos apresenta nas primeiras dezasseis semanas do ano, com uma proporção significativa de vítimas a ser composta por crianças.

Recomendado para si:  Pilotos da LAM continuam a receber salários mesmo sem actividade operacional

Dombole destacou ainda que estão a ser implementadas acções de sensibilização com o objectivo de fomentar mudanças de comportamento nas comunidades afectadas, com um enfoque particular em mulheres grávidas.