Destaque Indivíduo neutralizado por tentativa de recrutamento de jovens para Cabo Delgado

Indivíduo neutralizado por tentativa de recrutamento de jovens para Cabo Delgado

A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou a neutralização de um indivíduo suspeito de tentar recrutar dezoito jovens para a província de Cabo Delgado.

O incidente ocorreu na cidade de Mocuba, província da Zambézia, onde o alegado recrutador estaria a promover uma suposta instalação de fibra óptica.

De acordo com informações obtidas, o secretário do bairro, que foi contactado pelo suspeito, descreveu os eventos que antecederam a ação policial.

O secretário relatou que um jovem desconhecido se apresentou na sua área, manifestando a intenção de recrutar jovens para Cabo Delgado. “Ele pediu que estava à procura de alguns jovens para recrutar. Expliquei que não era a intenção recrutar jovens naquele momento. Ofereci a possibilidade de voltar mais tarde para conversar com os jovens”, contou o responsável, esclarecendo que não estava presente quando o recrutador, sem o seu consentimento, começou a escrever informações sobre os jovens.

No dia seguinte, o secretário recebeu notícias alarmantes de que o suspeito preparava a partida dos jovens. “Recebi uma chamada enquanto me encontrava no hospital. O recrutador disse que tinha enviado um transporte para levar os jovens”, explicou, acrescentando que, ao dirigir-se ao local, encontrou os jovens à espera na paragem, enquanto o suspeito ainda tentava recrutar mais pessoas.

Recomendado para si:  Aeroportos de Moçambique sofre prejuízos milionários devido à dívida crescente da LAM

Este incidente levanta preocupações sobre o recrutamento de jovens para actividades potencialmente perigosas em Cabo Delgado, uma província que tem sido palco de conflitos armados nos últimos anos.

As autoridades locais e a PRM reiteram a importância da vigilância comunitária e do reporte imediato de situações suspeitas, visando a protecção dos jovens e a segurança da população.