Sociedade MISAU introduz sistema de rastreio de fármacos para melhorar distribuição de medicamentos

MISAU introduz sistema de rastreio de fármacos para melhorar distribuição de medicamentos

O Ministério da Saúde de Moçambique anuncia a implementação de uma nova tecnologia de rastreio de medicamentos, com o objectivo de assegurar uma distribuição eficaz e abrangente nas unidades sanitárias do país.

A informação foi revelada ontem pelo ministro da Saúde, Ussene Isse, durante uma visita ao Hospital Central de Nampula.

O ministro destacou a actual crise de falta de medicamentos nos hospitais, que se deve, em parte, ao roubo e descaminho perpetrado por alguns funcionários do sector para fins pessoais. Com a nova iniciativa, que conta com o apoio de uma empresa sul-coreana, espera-se uma melhoria significativa na prestação de serviços de saúde.

O sistema a ser introduzido consiste num software de monitoramento em tempo real, que permitirá acompanhar a trajectória dos medicamentos desde o armazém central até à sua distribuição nas unidades hospitalares. Esta medida visa garantir um controlo rigoroso dos “stocks” e da distribuição, facilitando a identificação imediata de irregularidades e a adopção de medidas correctivas em caso de desvios.

Ussene Isse acredita que esta inovação tecnológica será um marco na gestão eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), além de promover um melhor acesso a medicamentos essenciais pela população. O ministro fez estas declarações enquanto liderava uma cirurgia bem-sucedida a uma paciente de 32 anos, que há cinco anos lidava com um tumor no pescoço, conhecido como bócio.

Recomendado para si:  Ataques terroristas em Memba deixam população em estado de alerta