O Hospital Provincial de Chimoio (HPC) anunciou a realização bem-sucedida de cirurgias correctivas de fendas labiais e palatinas em 27 crianças, cujas idades variam entre os seis meses e os 12 anos.
Esta iniciativa foi possível graças ao apoio da Fundação Clinton (Clinton International Alcance for Health – CHAI).
Após um processo de selecção que envolveu 42 pacientes, as intervenções visaram corrigir deformidades congénitas resultantes de erros na fusão do lábio e do palato durante a fase embrionária. Estas condições não apenas afectam a estética, mas também têm repercussões adversas nas funções mastigatória e fonética das crianças.
De acordo com Lourenço Vuma, director científico e pedagógico do HPC, a escolha por realizar cirurgias em apenas 27 crianças deveu-se ao fato de que as restantes apresentavam condições clínicas que não permitiam a realização de procedimentos electivos. “Entre os casos excluídos, encontravam-se crianças com malária, anemia, desnutrição, infecções das vias aéreas e complexidade na própria fenda”, esclareceu Vuma.
A campanha, que inicialmente se destinava a pacientes da província de Manica, acabou por acolher também crianças de várias regiões vizinhas, incluindo Sofala (Chibabava, Gorongosa e Nhamatanda) e Inhambane.
A equipa médica que conduziu as cirurgias contou com a colaboração de cirurgiões provenientes da cidade da Beira, na província de Sofala, destacando a importância de parcerias entre instituições de saúde na melhoria dos cuidados prestados à população infantil.