O Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, realizou, na passada sexta-feira, uma visita às Escolas Secundária Francisco Manyanga e Josina Machel, com o intuito de se inteirar sobre o funcionamento das instituições de ensino na capital moçambicana.
Durante a sua visita, o governante fez questão de exortar os professores a manterem o normal decurso das aulas, apesar das dificuldades que estes enfrentam no quotidiano escolar. “É fundamental que a comunidade educativa se mantenha focada na missão de ensinar, mesmo diante de desafios”, afirmou Joaquim.
Vicente Joaquim mostrou-se ciente das condições precárias a que estão sujeitas as escolas, reiterando o seu compromisso em promover a requalificação das estruturas degradadas, que têm sido um entrave ao ensino de qualidade. “Iniciamos a visita após o arranque do ano lectivo, e pudemos constatar a necessidade de melhoria em algumas infraestruturas danificadas durante os protestos. Contudo, é digno de nota que esta situação não impediu os alunos de estudarem normalmente”, destacou.
Durante a sua passagem pelas escolas, o Secretário de Estado avaliou também a leccionação das matérias, garantindo que as metas programadas para o ano lectivo sejam cumpridas, numa clara demonstração do empenho do governo em assegurar um sistema educativo mais eficaz e resiliente.