Capa Gaza: Inundações suspendem aulas em sete escolas no distrito de Limpopo

Gaza: Inundações suspendem aulas em sete escolas no distrito de Limpopo

O distrito de Limpopo enfrenta uma grave crise educacional devido à segunda vaga de inundações que assola a província de Gaza. 

A situação levou à suspensão das aulas em sete escolas, deixando mais de 500 alunos sem acesso ao ensino, enquanto outros permanecem em áreas isoladas e sem assistência.

Segundo Raquelija Jorge, porta-voz da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Gaza, “as chuvas fortes isolaram quatro comunidades, dificultando o acesso das crianças das comunidades à escola”.

As inundações têm impedido o deslocamento de alunos, professores e até mesmo de residentes que dependem de travessias perigosas para chegar às instituições de ensino.

A escola primária de Makandeni é um dos estabelecimentos que se viram forçados a encerrar as suas portas.

Em resposta à crise, o sector da educação em Gaza anunciou que já transferiu mais de 500 alunos para dez instituições de ensino, sendo seis no distrito de Limpopo e quatro no distrito de Xai-Xai.

No entanto, a medida tem gerado descontentamento entre os encarregados de educação, que se queixam da falta de condições financeiras para suportar as despesas diárias de transporte, que incluem uma taxa de 20 meticais para a travessia.

Recomendado para si:  Emirates suspende colaboração com agências moçambicanas por dificuldades cambiais