O anúncio da paralisação de actividades na Função Pública, motivado pela reivindicação do pagamento do 13.º salário, não está a afectar o atendimento aos utentes do Hospital Central da Beira (HCB).
A garantia foi fornecida pelo director-geral da instituição, Nelson Mucopo, durante uma conferência de imprensa realizada na terça-feira.
Mucopo revelou que, no primeiro dia após o anúncio da greve, o hospital registou uma taxa de absentismo de apenas 2,7%. “A grande maioria dos nossos funcionários está a cumprir com as suas funções normalmente. Ao todo, 41 colaboradores, entre técnicos, agentes de serviços e enfermeiros, faltaram ao serviço, mas isso não influenciou de forma alguma o atendimento aos nossos doentes”, declarou o responsável.
Segundo o director, todos os sectores do HCB, incluindo farmácias, enfermarias e bloco operatório, estão a funcionar sem interrupções. “O HCB conta com 1649 funcionários. Retirando os 153 médicos, restam cerca de 1486 profissionais que estão associados à greve, mas a sua ausência não tem afectado a rotina do hospital”, destacou.
Nelson Mucopo assegurou que a direcção está a monitorizar a situação e que os funcionários ausentes serão alvo das medidas disciplinares previstas no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. “Estamos a fazer o levantamento dos que estão ausentes. Sabemos que, em algumas áreas, pode ter faltado um funcionário, mas isso ocorre em sectores onde o número de profissionais é reduzido, não impactando as operações diárias”, frisou.
O director-geral expressou preocupação com a possibilidade de a ausência de mais colaboradores vir a sobrecarregar aqueles que continuam a trabalhar. “Esperamos que os colegas reflitam sobre a situação e percebam que as actividades no hospital são diferentes das de outras instituições. Trabalhamos com vidas humanas e é fundamental que sejamos sensíveis. Reconhecemos os direitos dos colegas que estão a reivindicar, mas é importante lembrar que existem formas de protestar que não comprometem a saúde das pessoas que dependem dos nossos serviços”, concluiu.