Um jovem de 30 anos foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM) sob suspeita de fraude em caixas electrónicas (ATM) na cidade de Quelimane, na província da Zambézia.
A detenção ocorreu após o suspeito ter sido acusado de prestar falsa ajuda a um cidadão idoso, manipulando-o para roubar o seu cartão bancário.
De acordo com informações divulgadas pelo porta-voz do Comando Provincial da PRM na Zambézia, Sidner Lonzo, o jovem teria oferecido assistência a um idoso que enfrentava dificuldades no uso da ATM. Durante o suposto auxílio, o indivíduo terá trocado o cartão do ancião, memorizado a sua senha e, em seguida, abandonado o local.
O incidente foi reportado pelo idoso à segunda esquadra da PRM assim que se apercebeu da troca indevida do cartão.
A polícia, agindo de forma rápida, conseguiu localizar e deter o suspeito enquanto este tentava realizar outra operação fraudulenta em um caixa electrónico da cidade.
Na posse do jovem, foram encontrados mais de vinte mil meticais que acabava de levantar da conta do idoso, reforçando as acusações contra ele.
Em declarações à imprensa, o suspeito alegou inocência, afirmando que, no momento da abordagem policial, não tinha nenhum cartão bancário consigo e que estava a realizar operações bancárias através do telemóvel.