Sociedade Saúde Epidemia de HIV/SIDA faz cinquenta e seis vítimas no distrito de Ribáue

Epidemia de HIV/SIDA faz cinquenta e seis vítimas no distrito de Ribáue

No distrito de Ribáue, situado na província de Nampula, um total alarmante de cinquenta e seis pessoas perdeu a vida devido ao vírus do HIV/SIDA nos primeiros onze meses deste ano. 

Deste total, vinte e quatro eram do sexo masculino, vinte e três do sexo feminino e nove eram crianças, revelando a gravidade da situação que afeta toda a comunidade.

Atualmente, nove mil e quarenta e cinco indivíduos estão a receber tratamento com medicamentos antirretrovirais, conforme divulgou Alfredo Inácio, Ponto Focal do Conselho Distrital de Combate ao SIDA em Ribáue.

No entanto, Inácio apontou fatores preocupantes que contribuíram para este elevado número de óbitos, incluindo o consumo excessivo de álcool e a desistência do tratamento antirretroviral (TARV), frequentemente causada pelas longas distâncias que os pacientes devem percorrer para aceder a uma unidade sanitária.

Em comparação com o ano anterior, em que se registou a desistência de seiscentos e setenta e cinco pacientes do TARV, a situação atual exige uma mobilização urgente da comunidade e das autoridades de saúde.

Alfredo Inácio apela a todos os pacientes que estão em tratamento para que não abandonem a medicação e destaca a importância da realização de testes regulares para aqueles que ainda não contraíram o vírus.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia

As unidades sanitárias estão a reforçar as campanhas de sensibilização e a promover o acesso ao tratamento, com o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade e prevenir novas infeções. A luta contra o HIV/SIDA requer um esforço conjunto da sociedade, e a informação é uma ferramenta vital na luta contra esta epidemia.