Sociedade Casos de malária em Tete apresentam queda significativa nas mortes

Casos de malária em Tete apresentam queda significativa nas mortes

A província de Tete registou, no presente ano, doze mortes devido à malária, inseridas num universo de mais de 600 mil casos diagnosticados com a doença. 

Apesar dos números elevados de infecções, os óbitos tiveram uma redução significativa, cerca de 40%, em comparação com o mesmo período do ano passado, em que foram contabilizadas vinte mortes.

Alex Bertil, Diretor Provincial de Saúde em Tete, destacou que, embora os resultados sejam animadores, a malária continua a ser uma preocupação central para o sector da saúde.

“Continuamos a distribuir redes mosquiteiras de forma gratuita a todas as mulheres grávidas durante as consultas pré-natais. Caso não as recebam na primeira consulta, entregamos na seguinte. Além disso, estamos a administrar o tratamento preventivo intermitente com FANSIDAR a mulheres grávidas a partir da 13.ª semana de gestação, com o objectivo de prevenir a malária”, explicou Bertil.

Nos últimos cinco anos, foram realizadas duas campanhas de grande escala na província, durante as quais foram distribuídas mais de 1,6 milhões de redes mosquiteiras, uma medida essencial para conter a propagação da doença.

Recomendado para si:  Três cidadãos chineses respondem em tribunal por violarem suspensão de mineração em Chimanimani