Sociedade Presidente Nyusi visita vítimas de manifestações em Maputo

Presidente Nyusi visita vítimas de manifestações em Maputo

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, deslocou-se ao Hospital Central de Maputo para visitar as vítimas das recentes manifestações, bem como alguns membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) que se encontram hospitalizados devido aos confrontos ocorridos.

Durante a sua visita, Nyusi procurou inteirar-se do estado clínico dos feridos, que foram alvo de uma manifestação considerada violenta, organizada pelo partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), que apoia Venâncio Mondlane.

O chefe de Estado expressou a sua preocupação imediata com os jovens feridos, alguns dos quais se identificaram como vendedores, pedreiros ou mesmo desempregados. “A minha grande preocupação imediata foi ir ver os feridos que estiveram envolvidos na manifestação”, afirmou o Presidente.

Além de ter conversado com os pacientes, Nyusi encontrou também um agente da polícia que se encontra em recuperação após uma cirurgia no pé, agendada para uma segunda intervenção. “Conversei com eles, pois ia lá mais para me solidarizar”, explicou o Presidente, sublinhando que a sua visita não visava fazer julgamentos, mas sim demonstrar apoio às vítimas.

Recomendado para si:  Chibuto: Mais de 250 famílias protestam por indemnizações relativas ao projecto de areias pesadas

Com um balanço de três óbitos e 66 feridos reportados pelos Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo, Nyusi apelou aos manifestantes para que não perdessem a esperança, apesar dos recentes tristes acontecimentos.

Ainda durante a sua ronda, o Presidente visitou um dos complexos comerciais na capital, que sofreu vandalização e saque de produtos. “É aqui onde a mensagem da violência se reflete”, destacou, esclarecendo que, independentemente dos diferentes discursos, as imagens do ocorrido falam por si. Nyusi alertou para o risco de recorrência de saques, afirmando que “após acabarem os produtos que conseguiram vender ou aquilo que consomem, vão voltar para pilhar novamente”.

O Presidente Nyusi mostrou-se consciente da impaciência da população para que a vida retome a normalidade, reiterando a sua solidariedade com todos os afectados por estes trágicos eventos.