O Ministério da Saúde (MISAU) de Moçambique prepara-se para vacinar aproximadamente 10,4 milhões de crianças com idade inferior a 10 anos contra a pólio tipo 2, no âmbito das suas metas de erradicação da paralisia infantil no país.
Este plano, que surge em resposta a preocupações persistentes com a doença, baseia-se nas projecções populacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o corrente ano.
De acordo com Quinhas Fernandes, director nacional de Saúde Pública do MISAU, a vacinação será realizada em duas fases: a primeira em Novembro e a segunda em Dezembro. Neste momento, a equipa de saúde encontra-se na fase preparatória da campanha.
A decisão de avançar com esta fase de imunização é motivada pela detecção contínua da variante de pólio tipo 2 em várias províncias do país. Desde 2021, foram notificados cumulativamente oito casos, dos quais cinco ocorreram em Nampula, dois em Manica e um em Cabo Delgado. “Para dar continuidade às actividades de controlo do surto, será utilizada a vacina nOPV-2, específica para o tipo 2. Este imunizante é administrado de forma oral e é indicado para emergências”, explicou Fernandes.
O responsável destacou que as duas variantes da pólio apresentam sintomas semelhantes, que incluem dores de cabeça, diminuição da força muscular e, em casos mais graves, paralisia súbita dos membros inferiores e superiores. Desde Março de 2022, o país enfrentou três surtos distintos relacionados com a pólio, envolvendo o poliovírus selvagem do tipo 1 e variantes dos tipos 1 e 2. Durante este período, foram realizadas 11 rondas de vacinação, utilizando um total de 106 milhões de doses da vacina bOPV.
Graças a esses esforços, o surto do poliovírus selvagem do tipo 1 foi declarado encerrado em Maio, o que permitiu que Moçambique e, por extensão, o continente africano se mantivessem livres da doença.
Por fim, Fernandes faz um apelo aos pais e encarregados de educação para que, nas datas programadas, levem as suas crianças a serem vacinadas, a fim de garantir uma melhor protecção e qualidade de vida para as futuras gerações.
A poliomielite, conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, provocada por um vírus que habita no intestino e pode ser transmitido por contacto com fezes ou secreções orais de indivíduos infectados.