Capa HCM planeia construir Centro Cirúrgico Nacional

HCM planeia construir Centro Cirúrgico Nacional

O Hospital Central de Maputo (HCM) tem em vista a construção de um Centro Cirúrgico Nacional, que se pretende que venha a ser uma das maiores infraestruturas de saúde em Moçambique.

Este novo centro integrará diversos serviços essenciais, incluindo urgências, emergência médica, cuidados intensivos, enfermarias dedicadas à cirurgia e ortopedia, bem como áreas administrativas e outros serviços de apoio.

Esta informação foi divulgada numa mensagem emitida hoje pelo HCM, a maior unidade hospitalar do país, no âmbito das celebrações do seu 48.º aniversário, assinalado no domingo, dia 6 de Outubro. Durante as comemorações, o director-geral do HCM, Mouzinho Saíde, teve a honra de premiar o primeiro bebé nascido nesse dia, Kimberly Homo.

Este marco celebra também a histórica visita realizada pelo primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, ao então Hospital Miguel Bombarda, a 6 de Outubro de 1976. Na ocasião, Samora Machel decidiu alterar o nome da instituição, que era conhecida por ser um “centro de discriminação racial e social”, onde a população local era sujeita a maus tratos e humilhação. O hospital servia, à época, como local de teste para novos medicamentos e intervenções cirúrgicas, que, quando bem-sucedidos, eram depois aplicados aos mais favorecidos nas clínicas privadas.

Recomendado para si:  Pilotos da LAM continuam a receber salários mesmo sem actividade operacional