Sociedade Sofala regista aumento significativo de casos de tuberculose

Sofala regista aumento significativo de casos de tuberculose

A província de Sofala está a enfrentar um aumento preocupante na incidência de tuberculose, com cerca de sete mil e duzentos casos registados nos primeiros seis meses deste ano, comparativamente aos seis mil e quinhentos casos notificados no mesmo período de 2023.

De acordo com Neusa Joel, directora provincial de Saúde de Sofala, a maioria dos pacientes diagnosticados com tuberculose conseguiu a cura após seguir o tratamento adequado. Ela também destacou que o número de consultas relacionadas à tuberculose tende a aumentar durante o inverno, devido à maior incidência de gripe, o que contribui para a propagação da doença.

Durante um encontro realizado na cidade da Beira, esta quarta-feira, que reuniu diversas celebridades comprometidas com a erradicação da tuberculose, Neusa Joel salientou a importância da motivação, da alimentação adequada e da inserção social como elementos cruciais para a recuperação dos doentes.

Além disso, enfatizou a necessidade de sensibilizar a população, no sentido de combater os mitos e preconceitos que ainda contribuem para a elevada prevalência da tuberculose nas comunidades.

Egídio Langa, director executivo da STOP TB Moçambique, reforçou que o combate à tuberculose não deve ser responsabilidade exclusiva das autoridades de saúde, mas sim de toda a sociedade, sublinhando a importância de um esforço conjunto para eliminar a doença.

Recomendado para si:  Terroristas atacam acampamento da empresa Mwiriti em Nairoto