A partir de hoje e até 3 de Agosto, mais de 4.968 mil crianças, com idades compreendidas entre zero e 15 anos, serão imunizadas contra a poliomielite na província da Zambézia.
Esta ação faz parte da 11.ª ronda de vacinação contra a paralisia infantil. O Governo, em parceria com diversas organizações, está a investir mais de 35 milhões de meticais nesta campanha que abrangerá todos os vinte e dois distritos da província.
O lançamento oficial da campanha foi feito pelo médico-chefe provincial da Zambézia, Isaías Marcos, na cidade de Quelimane. Ele assegurou que todas as condições logísticas foram preparadas, inclusive nos distritos de difícil acesso como Chinde, Luabo, Gilé e Namarrói. Para a execução desta operação, foram formadas cinco mil equipas, num total de 17.650 pessoas envolvidas, incluindo mobilizadores, vacinadores, registadores e motoristas.
Serão utilizados 147 viaturas, 1.161 motorizadas e 19 barcos para alcançar todas as áreas necessárias. A campanha contará com brigadas fixas e móveis, que estarão presentes em unidades sanitárias, escolas, creches e outros locais onde há grande concentração de crianças.
É importante destacar que o último caso de poliomielite foi registado no distrito de Derre a 22 de Maio deste ano, reforçando a necessidade contínua de esforços de vacinação para erradicar a doença na região.