Sociedade Moçambique lança vacinação contra malária com faseamento inicial na Zambézia

Moçambique lança vacinação contra malária com faseamento inicial na Zambézia

Moçambique está prestes a iniciar a administração de uma nova vacina contra a malária a partir de Agosto, como parte das suas estratégias para prevenir e combater a doença. A introdução da vacina será feita de forma gradual, começando pela província da Zambézia.

O anúncio foi feito pelo secretário permanente do Ministério da Saúde, Ivan Manhiça, durante a abertura da XIV Reunião Nacional do Programa Nacional de Combate à Malária, realizada na cidade da Beira. Manhiça revelou que a vacina será administrada em quatro doses, proporcionando uma protecção abrangente contra o parasita da malária.

O secretário também informou que o país tem registado uma diminuição nos casos de malária e nas mortes relacionadas com a doença, resultado de uma série de medidas eficazes implementadas para o controlo da malária.

A XIV Reunião Nacional do Programa Nacional de Combate à Malária está a decorrer sob o lema: “Promover o acesso aos serviços de saúde, equidade de género e direitos humanos para acabar com a malária.” Esta reunião visa reforçar o compromisso com a luta contra a malária e melhorar o acesso aos serviços de saúde para todos os cidadãos.

Recomendado para si:  Abastecimento de água em Maputo, Matola e Boane será condicionado durante manutenção