Sociedade Edil de Quelimane rescinde contrato com empresa de reabilitação da avenida Maputo...

Edil de Quelimane rescinde contrato com empresa de reabilitação da avenida Maputo por atrasos

O Presidente da Câmara de Quelimane, Manuel de Araújo, decidiu rescindir o contrato com a empresa responsável pela reabilitação da Avenida Max Love, mais conhecida como Avenida Maputo, devido à demora na conclusão das obras. 

Esta decisão surge num momento crítico em que o município enfrenta sérios desafios na qualidade das suas estradas, com dez empreitadas em curso para reabilitar entre 10 a 15 quilómetros de estrada e quatro pontes.

Manuel de Araújo expressou a sua frustração com a empresa Signo, adjudicatária das obras na Avenida Maputo, e anunciou a rescisão do contrato. Além disso, o empreiteiro Victor Duarte, responsável pelas obras na ponte Inhangome, também recebeu um aviso de rescisão devido ao ritmo lento dos trabalhos. O presidente afirmou que já foram enviadas duas cartas de advertência e que uma terceira, caso necessária, resultará na rescisão do contrato.

“As obras na ponte Inhangome são motivo de grande preocupação, pois o empreiteiro, o senhor Victor Duarte, está a proceder de forma muito lenta. Já enviámos a primeira carta de advertência, e submetemos a segunda. Se a situação não melhorar, a terceira carta será a de rescisão,” declarou Manuel de Araújo.

Outro motivo de descontentamento é a empresa Kukumbi, que deveria ter entregue duas bibliotecas ao município há seis meses. O presidente expressou a sua insatisfação, sublinhando que a demora está a prejudicar o município, impedindo-o de solicitar mais financiamento à Embaixada do Japão até que as bibliotecas sejam inauguradas.

Recomendado para si:  Construção de 12 novas pontes no Niassa inicia este ano

“Nós estamos muito desgastados com a Kukumbi porque já deveria ter entregue as duas obras no ano passado. Passaram-se seis meses e ainda não entregaram as duas bibliotecas. O município está a perder estas bibliotecas, pois não podemos pedir mais dinheiro à Embaixada do Japão sem as inaugurar,” lamentou o presidente.

Por outro lado, o director da empresa EMAMIZ, mencionada pelo presidente devido aos atrasos no tapamento de buracos e na construção da ponte sobre o rio Inhangome, defendeu-se afirmando que os trabalhos estão a decorrer dentro do tempo regulamentar, apesar das perturbações causadas pela chuva.

Em meio a estas dificuldades, Manuel de Araújo elogiou as obras na ponte de Namuinho, adjudicadas a uma empresa chinesa, destacando que o ritmo dos trabalhos sugere que a entrega será feita dentro do prazo previsto, a 10 de Outubro.

As obras em curso no município de Quelimane estão estimadas em 400 milhões de meticais e são financiadas pelo Banco Mundial.

Destaques da semana