Na última semana, um caso fatal e treze internamentos foram registados devido a um surto de cólera na província de Maputo. A doença já afetou um total de 60 pessoas ao longo de pouco mais de um mês na mesma região.
De acordo com as autoridades hospitalares, todos os casos reportados estão concentrados no distrito de Moamba, com uma maior incidência em Ressano Garcia. A explicação médica para esses casos está relacionada com a falta de higiene e as chuvas que têm assolado a província de Maputo nos últimos dias.
A médica chefe provincial, Celestina da Conceição, explicou que a cólera resulta de uma forma grosseira de ingestão de fezes. Ela enfatizou que a manutenção de uma boa higiene individual e coletiva é crucial para prevenir surtos de cólera.
Apesar de a doença afetar todas as faixas etárias, o grupo etário mais afetado em Moamba é o das pessoas com 29 anos, um facto que preocupa as autoridades de saúde.
Celestina da Conceição assegurou que a província de Maputo está preparada para lidar com qualquer eventualidade de doença e que os pacientes estão a receber cuidados no Hospital Provincial de Ressano Garcia.
Embora o governo provincial ainda não tenha emitido um alerta devido ao surto de cólera, o setor de saúde não minimiza a gravidade da situação. Neste momento, a província mais afetada pelo surto de cólera é Nampula, com mais de 2.900 casos, seguida de Tete, com mais de 1.800 infetados.