O ministro da Defesa, Cristóvão Chume, afirmou que a Missão Militar da SADC (SAMIM) atingiu o objetivo pelo qual foi estabelecida em Cabo Delgado, apesar das restrições financeiras.
Segundo Chume, a missão foi encerrada porque conseguiu estabilizar a região norte de Cabo Delgado e recuperar áreas anteriormente controladas por grupos terroristas.
O encerramento da presença militar dos países da SADC em Cabo Delgado foi questionado pelos parlamentares da Renamo. O ministro da Defesa, Cristóvão Chume, respondeu que a missão foi concluída com sucesso após quase dois anos e meio de apoio às Forças Armadas de Defesa de Moçambique na região norte.
“A decisão de terminar a missão da SAMIM foi baseada na avaliação de que a mesma alcançou o objetivo para o qual foi criada, que era apoiar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique na ofensiva contra os terroristas e recuperar o controlo das áreas anteriormente influenciadas por estes nos distritos de Macomia, Muidumbe, Nangade e Mocímboa da Praia”, afirmou o ministro.
Após a retirada das tropas da SADC, o ministro da Defesa assegurou que serão tomadas medidas para garantir a segurança contínua da província.
“As Forças de Defesa e Segurança irão, dentro das suas atribuições, ocupar as áreas anteriormente responsabilidade da SAMIM, para evitar lacunas na segurança”, afirmou Cristóvão Chume.
Atualmente, as tropas da SADC estão concentradas na região leste da República Democrática do Congo, onde enfrentam ataques por parte dos rebeldes do grupo M23, uma situação que ameaça a paz e estabilidade na região.
















