Sociedade Surto de conjuntivite hemorrágica preocupa Hospital Central da Beira

Surto de conjuntivite hemorrágica preocupa Hospital Central da Beira

O Hospital Central da Beira (HCB) reportou um total de três mil casos de conjuntivite hemorrágica desde que o primeiro caso foi detetado em 28 de fevereiro deste ano.

Cerca de 10% desses casos correspondem a profissionais de saúde que atuam no próprio hospital.

Além disso, o HCB registou três casos de internamento relacionados com a conjuntivite hemorrágica. Um dos pacientes teve alta após sofrer perfuração na córnea, podendo precisar de cirurgia posteriormente. O segundo paciente teve úlcera na córnea e está completamente recuperado, enquanto o terceiro foi internado devido a uma inflamação intensa.

A diretora clínica do HCB, Ana Tambo, alertou que muitas das complicações estão associadas ao uso de medicamentos tradicionais pelos próprios pacientes. Ela destacou que muitos recorrem a métodos não cientificamente comprovados, como lavar os olhos com urina, aplicar aloe vera, água de coco, água do mar, entre outros, que podem causar danos aos olhos.

O aumento da infeção entre os profissionais de saúde está a criar constrangimentos operacionais e afetar o atendimento aos pacientes no hospital.

Recomendado para si:  Chibuto: Mais de 250 famílias protestam por indemnizações relativas ao projecto de areias pesadas

Ana Tambo explicou que muitos profissionais estão em casa durante o processo de recuperação, o que tem reduzido significativamente a força de trabalho disponível. Ela relatou que todos os colegas que lidavam com o atendimento oftalmológico desta doença foram afetados pela conjuntivite, resultando na necessidade de reorganização das escalas de trabalho em todo o hospital.