Sociedade Saúde identifica adenovírus como agente da conjuntivite hemorrágica em Nampula

Saúde identifica adenovírus como agente da conjuntivite hemorrágica em Nampula

As autoridades de saúde identificaram recentemente o adenovírus como o principal agente responsável pela transmissão da conjuntivite hemorrágica, uma doença que tem afetado a província de Nampula desde fevereiro, totalizando até segunda-feira 3.500 casos.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde (INS), os pacientes também estão sofrendo de co-infecção com enterovírus, o que torna a doença particularmente desafiadora, pois não há cura específica além da observância rigorosa da higiene pessoal e coletiva para interromper a propagação do contágio.

Apesar do surto, não há registros de pacientes com quadros graves, morbidade ou sequelas. Além de Nampula, a doença também foi relatada em Uganda, Tanzânia, Quénia e recentemente na cidade de Luanda.

O delegado do INS na província de Nampula, Américo Barrata, destacou que os primeiros casos surgiram em fevereiro, caracterizados por conjuntivite com hemorragia, o que levou as autoridades de saúde a iniciar uma investigação para compreender a origem da doença.

“As autoridades de saúde de Nampula realizaram uma investigação para rastrear os pacientes nas comunidades, resultando na coleta de amostras para testes no laboratório do INS”, explicou Barrata.

Recomendado para si:  Ataques terroristas em Memba deixam população em estado de alerta