Sociedade Facilitado o acesso a medicamentos em Moçambique

Facilitado o acesso a medicamentos em Moçambique

Moçambique está prestes a beneficiar de um acesso mais fácil e oportuno a medicamentos, graças à sua adesão à Agência Africana de Medicamentos (AAM), cujo instrumento foi ratificado pelo Conselho de Ministros esta semana.

Esta iniciativa visa não só promover e disponibilizar medicamentos prioritários, com os padrões de segurança e eficácia necessários, mas também reduzir a presença de medicamentos falsificados no mercado.

O instrumento foi assinado em agosto de 2022, em Adis Abeba, e os documentos foram agora aprovados pelo Governo e encaminhados para a Assembleia da República para apreciação e validação.

Segundo o porta-voz do Governo, Filimão Suaze, este tratado permitirá a disponibilização oportuna de medicamentos e outros produtos médicos com a qualidade exigida para o tratamento de doenças emergentes e comuns.

Para a Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME, IP), Tânia Sitoe, a adesão de Moçambique a este tratado será crucial para facilitar a entrada de medicamentos seguros no país.

Recomendado para si:  80% da população moçambicana não guarda dinheiro em bancos