A Direção do Hospital Central de Nampula (HCN) decidiu cancelar os estágios dos estudantes da Universidade Lúrio (UniLúrio) devido à falta de pagamento do subsídio aos médicos tutores.
Segundo relatos, esta medida foi tomada porque os subsídios não são pagos há mais de três anos, levando os tutores a recusarem receber estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, optometria, nutrição e farmácia.
Uma estudante do sexto ano de medicina da UniLúrio, que preferiu manter o anonimato, revelou que alguns estudantes do sexto ano de medicina foram obrigados a procurar oportunidades de estágio por conta própria, deslocando-se até à província da Zambézia para estagiar no Hospital Central de Quelimane.
Face a esta situação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, que esteve em Nampula na semana anterior, expressou a sua intenção de se reunir com os estudantes, bem como com as direções da universidade e do HCN, para investigar a veracidade dos factos e encontrar uma solução para o impasse.