Destaque Turco condenado a 20 anos por naufrágio devastador na Itália

Turco condenado a 20 anos por naufrágio devastador na Itália

Um cidadão turco, Gun Ufuk, foi condenado a 20 anos de prisão pelo Tribunal de Crotone, no sul da Itália, por seu papel no naufrágio de um navio de migrantes que matou pelo menos 94 pessoas em fevereiro de 2023.

Ufuk foi considerado culpado de ser o “cabecilha” de um grupo de contrabando de pessoas que organizou a viagem que partiu de Izmir, na Turquia. O tribunal impôs ainda uma multa de três milhões de euros a Ufuk.

Os procuradores italianos alegaram que Ufuk estava a pilotar a embarcação de 20 metros, que transportava cerca de 180 pessoas.

Ufuk negou ter cometido qualquer crime e alegou que estava a bordo do barco para tentar fugir à perseguição política na Turquia.

A embarcação afundou na madrugada de 26 de fevereiro de 2023 na praia de Crotone, em Steccato di Cutro.

A maioria dos migrantes era oriundo do Paquistão, Sri Lanka e Afeganistão. Este foi um dos mais graves naufrágios de migrantes no Mediterrâneo nos últimos anos.

Recomendado para si:  Protestos no Peru resultam em pelo menos um morto e mais de 100 feridos

Salvatore Falcone, advogado de Ufuk, considerou que o seu cliente era um bode expiatório para o facto de os serviços de emergência italianos não terem respondido à ocorrência de forma adequada.

Falcone adiantou que vai recorrer do veredito.