Está em curso uma campanha na província de Maputo, organizada pelo Programa Nacional de Oftalmologia (PNO) e parceiros, com o objetivo de submeter pelo menos 400 pacientes com catarata a cirurgias para restaurar a visão nos próximos dias.
As autoridades de saúde estão a apelar à adesão dos pacientes idosos ao processo de rastreio da doença, que permitirá beneficiar das cirurgias a serem realizadas no Centro de Saúde de Boane, no distrito homónimo.
A Médica Oftalmologista, Lígia Munguambe, destaca a importância da participação nesta campanha, salientando que as cirurgias para catarata serão realizadas até o final de fevereiro, com prioridade para indivíduos com mais de 50 anos, grupo com uma alta prevalência de cegueira.
“Mais uma vez, o setor da Saúde está a operar doentes em colaboração com parceiros que fornecem financiamento, recursos humanos e material médico-cirúrgico. Este ano, contamos com o apoio de organizações como a Fundação Barraquer e a Farmacêutica Edol Austral, que disponibilizaram 10 médicos estrangeiros para realizar as cirurgias, além de consumíveis e equipamentos para a campanha em Boane”, explicou.