O ano lectivo 2024 arrancará a 1 de Fevereiro, com um total de 9.979.525 alunos inscritos do ensino primário ao secundário, anunciou o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
A abertura solene do ano lectivo será a 31 de Janeiro.
Manuel Simbine, porta-voz do MINEDH, recordou que a preparação do ano lectivo começou com as matrículas de novos ingressos da 1.ª classe, de 2 de Outubro a 29 de Dezembro de 2023.
Até ao momento foram matriculados 1.1 milhão de alunos, para uma meta de cerca de 1.6 milhão de novos ingressos em todo o país.
A realização de 82% da meta de novos ingressos deve-se a vários factores, incluindo a falta de recursos financeiros e a falta de infraestruturas escolares.
Apesar disso, o MINEDH não prorrogou o período das matrículas, tendo em conta a necessidade de constituição de turmas e horários, alocação de professores e a colocação do material de ensino e aprendizagem nas escolas.
O ano lectivo 2024 terá como lema “Educação de qualidade para todos”.
O início do ano lectivo 2024 é um marco importante para a educação em Moçambique. O número de alunos inscritos é significativo, mas ainda há desafios a serem superados, como a falta de recursos financeiros e infraestruturas escolares.
É importante que o governo de Moçambique continue a investir na educação, para que todos os moçambicanos tenham acesso a uma educação de qualidade.