A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a apoiar na mobilização de fundos para a construção de um hospital distrital em Boane.
A garantia foi dada ontem pelo director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, durante uma visita que efectuou ao Centro de Saúde daquele distrito, tendo acrescentado que a sua instituição vai também estabelecer parcerias com vista a garantir o apoio técnico para o alcance daquela pretensão.
“Esta visita parte do encontro havido com o Presidente Nyusi em Genebra na Assembleia Mundial de Saúde. Falou-me sobre a iniciativa de expansão da rede sanitária e neste momento temos cerca de 40 unidades já prontas e 12 em construção nos 144 distritos”, disse.
Concretamente em Boane, o director-geral explicou haver necessidade de construir um hospital de Nível I, com 150 camas, tendo em conta que a área possui cerca de 274 mil habitantes.
“Enviaremos peritos a Maputo para trabalharem com a contraparte moçambicana de modo a assegurar o desenho da infra-estrutura. Iremos prestar o apoio financeiro necessário, porque a população precisa usufruir dos serviços e isso só poderá ocorrer com a redução dos encargos monetários”, apontou.