As autoridades de saúde estabeleceram como meta imunizar contra o tracoma, um total de 232.476 pessoas nos distritos de Guro, Tambara e Macossa, na província de Manica, durante uma campanha que iniciou na segunda-feira, para o efeito.
O tracoma é uma doença que quando negligenciada pode provocar a cegueira e representa um sério problema de saúde pública.
No entanto, as autoridades sanitárias referem que o país é endémico para mais de cinco doenças tropicais negligenciadas como o tracoma, Filariase linfática, parasitose intestinal, Shistosomiase e Oncocercose.
De acordo com o médico-chefe na província de Manica, Flávio Roque, no distrito de Guro, a campanha de tratamento do tracoma vai abranger cerca de 114.365 pessoas em risco, que corresponde a 100 por cento do grupo-alvo, enquanto em Macossa vai beneficiar a 54.309 pessoas e, em Tambara, 63.802 habitantes.
No lançamento da campanha, em Guro, Roque explicou que estarão envolvidos no processo cerca de 684 voluntários mobilizadores nas comunidades dos três distritos.
Segundo a AIM, em Macossa estarão 159 agentes mobilizadores, Guro terá 339 agentes e Tambara 186 agentes voluntários.