Sociedade Cidade de Nacala-Porto continua a registar entrada de doentes de cólera

Cidade de Nacala-Porto continua a registar entrada de doentes de cólera

A cidade de Nacala-Porto continua a registar entradas de doentes padecendo de cólera no Centro de Tratamento de doenças diarreias instalado no Hospital Geral Local.

Nas últimas vinte e quatro horas deram entrada vinte e oito novos casos e, neste momento estão internados trinta e nove doentes.

Assim, a cidade de Nacala-Porto conta cumulativamente, com duzentos e trinta e um casos de cólera e um óbito desde a eclosão do surto a Um de Abril corrente.

Os dados foram avançados esta segunda-feira pelo chefe do Departamento de Saúde Publica no Serviço Provincial de Saúde de Nampula, Geraldino Avalinho que chefia a equipa que monitora a situação da cólera em Nacala.

Apesar de ser generalizada em toda a cidade de Nacala-Porto, Avalinho diz que a situação continua ainda preocupante nos cinco bairros, nomeadamente Mathapué, Onthupaia, Triângulo, Mocone e Ribáuè.

O consumo da água imprópria é apontado como factor principal do aumento de casos de cólera naquela urbe.

O sector da saúde diz que está no terreno a distribuir purificador certeza para o tratamento da água, mas mesmo assim, chama atenção que a participação dos munícipes é crucial para o combate ao surto.

Recomendado para si:  Instituições do Estado acumulam dívida de 192 milhões à ADRS em Gaza e Inhambane

Até ao momento, a cidade de Nacala-Porto é que regista casos de cólera ao nível da província, apesar do sector estar preocupado com aumento de casos de diarreias nos distritos de Malema, Murrupula, Moma e Liúpo.