Destaque Quelimane: Acidente de viação mata duas pessoas e deixa 26 mil consumidores...

Quelimane: Acidente de viação mata duas pessoas e deixa 26 mil consumidores sem água

O acidente mortal ocorreu na Estrada Nacional Número 10 (EN10). Além de matar duas pessoas, destruiu uma conduta de água que garante o abastecimento do precioso líquido à cidade de Quelimane, província da Zambézia. O sinistro ocorreu no fim da tarde de ontem e os corpos foram achados na terça-feira.

Tudo aconteceu após uma camioneta ter-se despistado quando passava pela ponte sobre o rio Dombela. Na sequência, destruiu a tubagem de água que passa por debaixo da mesma. Na viatura seguiam quatro ocupantes, dos quais outros dois contraíram ferimentos. Entre as vítimas mortais está o condutor.

O corpo do condutor da viatura foi achado por mergulhadores por volta das 15 horas de hoje e outro, de uma mulher, foi encontrado logo pela manhã do mesmo dia. Foi necessário mobilizar uma grua para retirar a camioneta que despistou-se por volta das 17 horas da última segunda-feira.

Após despistar-se, a camioneta arrastou a tubagem principal que abastece água a mais de 26 mil clientes da cidade de Quelimane e foi cair no rio Domela. A Polícia suspeita quer a desatenção do condutor pode ter causado o sinistro. Samuel Araba, polícia de trânsito no distrito de Nicoadala, explicou como decorreu.

“Chegados à ponte, notamos que o condutor que fazia o sentido Nicoadala a Quelimane estava em excesso de velocidade. Senão vejamos: na primeira lomba, o condutor conseguiu passar, mas a seguir ficou desequilibrado, embateu na primeira viatura, e de seguida, na máquina que estava estacionada nas bermas da EN10”, referiu o polícia de trânsito. O agente da corporação conta ainda que o condutor, por não ter conseguido controlar o veículo, foi embater contra a terceira viatura, tendo-se despistado e caído em baixo da ponte sobre o rio Domela.

Uma equipa de reportagem do jornal O País esteve no local do sinistro. No terreno, constatou que a camioneta transportava inertes. Depois de se despistar, já na água, todo o material transportado foi para cima do motorista, inclusive a lona de protecção da carga e algumas pedras. Presume-se que este facto pode ter precipitado a morte do condutor, que, depois de tanta luta para sair, não conseguiu ter sucesso.

Por seu turno, o delegado da Administração de Estradas (ANE), na província da Zambézia, Ramiro Rudias, fez saber que o acidente causou danos à infra-estrutura de estrada. Por isso, foi mobilizado o empreiteiro que está afecto à EN10 para calcular os danos e dar algum parecer sobre os estragos e possíveis soluções.

O rompimento da tubagem acontece pela terceira vez em menos de duas semanas. O primeiro foi causado pelos efeitos do ciclone tropical Freddy; o segundo pelo afastamento por uma máquina da empreitada que está a reabilitar a via; e o terceiro, ocorrido na noite desta segunda-feira, na sequência do sinistro.

Manuel Mussequejua, administrador técnico da empresa Águas da Região do Centro (AdRC) fez saber que, depois do segundo rompimento, os trabalhos já tinham sido concluídos e o abastecimento aos consumidores da cidade de Quelimane estava na ordem de 70%. Mas, dada a situação actual, o abastecimento volta à estaca zero. “Vamos trabalhar para repor o abastecimento. Mobilizamos as nossas equipas para o efeito e garantimos que, até ao fim de quarta-feira, os trabalhos já estarão concluídos”.