O Presidente da República, Filipe Nyusi, empossou recentemente novos dirigentes. Ao novo vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, recaiu a missão de garantir o fornecimento de melhores serviços de saúde, continuidade de investigação e procura por soluções para as diversas pandemias.
Nyusi disse, ainda, que a nomeação do novo vice-ministro da Saúde visa reforçar a capacidade de gestão do Ministério da Saúde (MISAU).
O Chefe de Estado também lamentou sobre o aumento de casos de cólera. Dados mais recentres do Ministério da Saúde indicam que o país registou 1998 casos, 18 óbitos e 90 internados devido à doença.
Aos novos secretários de Estado, o Presidente da República apelou para que aproveitem as potencialidades de cada província a que foram afectos.
Outro apelo tem a ver com o conhecimento da legislação em vigor no país. “Os secretários de Estado devem ter domínio da lei sobre descentralização”, acrescentou Nyusi.
Os novos secretários de Estado, segundo o Presidente Nyusi, devem dar continuidade ao trabalho feito pelos seus predecessores, com humildade e ética. Ademais, não se devem esquecer da sua missão.