Destaque MINEDH garante examinar alunos vítimas do terrorismo

MINEDH garante examinar alunos vítimas do terrorismo

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano reafirma estar atento à situação de terrorismo na província de Cabo Delgado, por isso garante que todos os alunos deslocados devido aos ataques serão examinandos assim que a situação de segurança estiver normalizada.

A garantia foi dada hoje, segunda-feira, no distrito de Chicualacuala, na província de Gaza, pela ministra Carmelita Namachulua, durante a abertura do processo de exames do ensino secundário.

Carmelita Namachulua não avançou com números de alunos impedidos da avaliação final da 6.ª, 7.ª classe e do 4.° ano de alfabetização de adultos, porém, referiu que foram 36 centros de exames encerrados devido à instabilidade militar.

“Estamos a monitorar a situação da província de alguns distritos de Cabo Delgado,  e logo que a situação da segurança estiver normalizada esses meninos, devidamente identificados, serão avaliados. Mas por enquanto não podemos expor os nossos meninos a situações de risco”, exortou.

Relativamente ao período chuvoso que coincide com os exames, a ministra desafiou os professores e gestores de escolas a encontrar cantos mais seguros para colocar os alunos a realizarem os exames sem adversidades.

Fonte: Notícias