Politica Moçambique cai 11 lugares no Índice Global de Paz

Moçambique cai 11 lugares no Índice Global de Paz

Moçambique teve uma das maiores quedas no Índice Global de Paz 2022, tendo caido 11 lugares na edição deste ano e alcançando a 122ª posição entre 163 países, este índice baseou-se em 23 indicadores quantitativos e qualitativos para a avaliação.

A 16ª edição do Índice Global de Paz do Instituto de Economia e Paz da Austrália (IEP) publicada, ontem, faz uma análise sobre as tendências da paz, o valor económico e como desenvolver sociedades pacíficas, cujos indicadores apontam três domínios, nomeadamente, o nível de segurança e protecção social, a dimensão do conflito doméstico e internacional em curso e o grau de militarização.

A queda de Moçambique deve-se sobretudo devido ao terrorismo no país. A queda e a mais alta no indicador de protecção e segurança, atrás apenas da Ucrânia, devido ao conflito no país com grupos terroristas, refere a análise do Instituto de Economia e Paz (IEP), o que resultou num aumento do número de refugiados, de manifestações violentas e de terror político.

Dos países lusófonos analisados, Angola subiu 14 lugares alcançando a 78ª posição, Timor-Leste manteve-se em 54º lugar, a Guiné Equatorial desceu seis posições para a 59ª e a Guiné-Bissau caiu nove para a 110ª colocação da lista de 163 países. O Brasil manteve-se no 130º lugar.

Recomendado para si:  Frelimo agenda reunião do Comité Central para Abril

Destaques da semana