O Movimento Democrático de Moçambique, (MDM), terceira força política no parlamento moçambicano, reunido na segunda sessão ordinária do Conselho Nacional do partido que decorreu em Manica, elegeu no domingo, 10, Leonor de Sousa para o cargo de secretária-geral para substituir José Domingos, que ocupava a função de secretário-geral do partido desde 2018.
“Vamos trabalhar para fazer o MDM um partido mais dinâmico, participativo e atuante”, disse à comunicação social em Chimoio a nova secretária-geral do MDM, momentos após ser escolhida durante a segunda sessão ordinária do Conselho Nacional do partido.
Leonor de Sousa, 58 anos, é militante do partido desde a sua fundação (2009), sendo apontada como uma importante figura na disseminação dos ideais daquela força política na província de Nampula, Norte de Moçambique.
Além de escolher a nova secretária-geral do partido, a reunião serviu para indicação de novos quadros para vários cargos da estrutura daquela força política, com destaque para a escolha do deputado Silveiro Ronguane para a função de diretor da Escola do Movimento Democrático de Moçambique.
A 2.ª sessão ordinária do MDM juntou 150 delegados e convidados de todas as províncias para debater o relatório do secretariado que dirigiu o partido nos últimos anos e definir estratégias para o fortalecimento da democracia dentro daquela força política.