Destaque Manuel Guilherme Júnior nomeado Reitor da UEM

Manuel Guilherme Júnior nomeado Reitor da UEM

O Presidente da República, Filipe Nyusi nomeou o académico Manuel Guilherme Júnior para o cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

A nomeação ocorre ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 159 da Constituição da República, conjugada com o n.º 2 do artigo 16 da Lei n.º 27/2009, de 29 de Setembro e sob proposta do Conselho Universitário da Universidade Eduardo Mondlane.

Guilherme Júnior é quadro sénior da UEM, onde, além de dar aulas na faculdade de direito, ocupava o cargo de director de cooperação.

Tem o nível de Doutorado, vários livros publicados, sendo que os mais recentes lançados neste ano são Direito Comercial Vol. 1, 2. e Dimensão Jurídica da SADC e também é advogado.

Manuel Guilherme é ainda conhecido por ser comentador político com passagem por diferentes órgãos de comunicação social e professor convidado em várias universidades na europa.

Guilherme Júnior substitui o Prof. Doutor Orlando Quilambo, na maior e mais antiga universidade do país.

Ainda esta segunda-feira, Filipe Nyusi indicou Francisco Ussene Mucanheia como seu conselheiro.

Em Despachos Presidenciais separados e sob proposta do Conselho Universitário da Universidade Lúrio, o Chefe do Estado reconduziu Marcelino Marta Liphola para o cargo de vice-Reitora da Universidade Lúrio e nomeou Fred Charles Nelson para o cargo de vice-Reitor da Universidade Lúrio.