Internacional Africa Soldados encapuzados deteram o Presidente do Burkina Faso em base militar

Soldados encapuzados deteram o Presidente do Burkina Faso em base militar

O Presidente do Burlina Faso, Roch Marc Kabore, foi detido por soldados amotinados. Na noite passada foram ouvidos disparos junto à residência do chefe de Estado, levantando suspeitas de um golpe de Estado.

A detenção de Roch Marc Christian Kabore pelos militares foi confirmada na segunda-feira (24) por duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental.

Vários veículos blindados da frota presidencial foram vistos perto da residência do Presidente. Disparos foram ouvidos ontem à noite junto à residência do Presidente, depois de soldados amotinados terem tomado uma base militar no início do dia.

Soldados encapuzados estavam em frente à sede da televisão nacional do Burkina Faso, em Ouagadougou. Ainda não se sabe se eram amotinados cujo propósito é assumir a Rádio Televisão de Burkinabè (RTB) ou se são leais ao governo e enviados para o proteger.

Membros do governo tentaram tranquilizar a população, mas a inquietação aumentou com o soar dos tiros durante horas na base do exército e o apoio de manifestantes antigovernamentais aos amotinados, que incendiaram um prédio pertencente ao partido de Kabore.

Recomendado para si:  Sudão: Bombardeamento em maternidade provoca oito mortos no Darfur

As forças de segurança intervieram com gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que pedem a demissão do Presidente Kabore, descontentes com a maneira como o governo está a lidar com a insurgência islâmica e os ataques jihadistas.